Home / Capa / Soldados do 54 BIS recebem a Boina Verde-Oliva em Humaitá

Soldados do 54 BIS recebem a Boina Verde-Oliva em Humaitá

Nesta sexta-feira, dia 15 de maio, foi realizado no 54º BIS de Humaitá, a tradicional solenidade de Entrega da Boina Verde-Oliva ao efetivo de soldados incorporados neste ano de 2015.

O evento marcou o encerramento do período de instrução militar básica. Período este composto de intensas atividades militares e de um exercício de longa duração. Ao término destas atividades, como forma de materializar a justa vitória alcançada, o Batalhão de Humaitá, realiza a formatura, de entrega das boinas aos soldados incorporados no batalhão. Assim, de forma simbólica, o desafio superado e a firme conquista de objetivos pelo soldado da nossa Força Terrestre são reconhecidos e valorizados.

A cerimônia aberta ao público em geral, foi marcada pela emoção da conquista por parte do grupamento de soldados, que entoou, com orgulho, várias canções militares.

batalhao

O soldado Luiz dos Santos Passos foi destaque do Período Básico em 2015, recebeu das mãos do Coronel MARCIO DE GOES ALVES Comandante do 54º BIS e de seus pais a Boina Verde-Oliva. Foram destacados também os soldados, Gabriel Gomes da Silva e Jucinei de Aquino Souza que também foram premiados pelo comando do batalhão. Os demais soldados receberam suas boinas das mãos de suas respectivas madrinhas e padrinhos.

O momento da entrega da Boina Verde-Oliva simboliza que o recruta já é um militar preparado para o combate básico. Os recrutas de 2015 passam, de fato e de direito, à condição de soldado do Exército Brasileiro. Sendo agora designados para cumprir as múltiplas e importantes tarefas inerentes à Companhia de Comando e Serviços da EsPCEx.

O Comandante do batalhão de Humaitá, Coronel Márcio de Góes ALVES, proferiu palavras sobre a importância da cerimônia, destacando o culto à disciplina, à camaradagem, ao espírito de corpo e ao respeito mútuo entre os militares, destacou também o empenho dos instrutores e todos os membros de seus comandados.

O direito de cada soldado de passar a usar o símbolo do Exército Brasileiro, a Boina Verde-Oliva, foi conquistado após a superação dos desafios inerentes ao exercício de longa duração. Seu uso, a partir da formatura de entrega, relembra os ensinamentos e valores deixados pelo Patrono do Exército Brasileiro, “Duque de Caxias”, e marca a crescente responsabilidade que o Exército Brasileiro delega a cada soldado com a entrega da Boina.

54

A cerimônia encerrou-se com um desfile da Tropa, em continência ao seu Comandante, perante os familiares e amigos que prestigiaram a solenidade.

Ao final de toda a cerimônia o comandante ALVES pediu a banda de musica do batalhão para tocar “Parabéns a você” em homenagem ao aniversário de Humaitá que completou 146 anos nesta data.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *