Home / Amazonas / Em Manaus, quedas de árvores e destelhamentos são registrados durante chuva
O destelhamento da Paróquia Militar Nossa Senhora do Sameiro atingiu carros no estacionamento de um shopping localizado na Ponta Negra. Foto: Pátrick Marques

Em Manaus, quedas de árvores e destelhamentos são registrados durante chuva

Manaus – Cerca de 15 ocorrências foram registradas, na tarde desta quarta-feira (24), por causa da chuva, segundo o Corpo de Bombeiros. A corporação informou que a maioria dos casos ficou por conta das quedas de árvores, que aconteceram no Japiim, na Ponta Negra e no Centro, além do destelhamento da Paróquia Militar Nossa Senhora do Sameiro, que atingiu carros no estacionamento de um shopping localizado na Ponta Negra.

Conforme o padre José Ricardo, a ventania destelhou o salão paroquial e mais quatro quartos no local. “Perdemos tudo. Ouvi o barulho da ventania e, quando cheguei, estava tudo voando, vidros quebrados e aparelhos de ar condicionados no chão”, disse.WhatsApp Image 2016-08-24 at 20.07.40

A operadora de caixa Fernanda Gleice Soares da Silva, 18, disse que o incidente ocorreu por volta de 15h50. Ela estava na lateral do centro de compras quando o telhado de alumínio voou para entrada do estacionamento. “Foi muito rápido e nós corremos para o shopping. O telhado não nos acertou, mas foi um susto”, comentou.

Em comunicado, o Shopping Ponta Negra informou que os incidentes ocorridos nas imediações do empreendimento em decorrência do temporal não abalaram a estrutura do centro de compras, não teve vítimas e nem destruição de patrimônio assim como o funcionamento do Ponta Negra não teve alterações.WhatsApp Image 2016-08-24 at 20.07.44

Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Manaus foi atingida, por volta de 14h50, por uma linha de instabilidade, com chuva de 25,7 mm na região do Tarumã e cerca de 8,7 mm na Ponta Pelada. Conforme o Sipam, a estação meteorológica do 1° Distrito de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de vento de 63 km/h enquanto no aeroporto de Ponta Pelada foi de 70 km/h e no Eduardo Gomes, 61 km/h. Foi observada ainda queda na temperatura de cerca de 8°C (31,2°C para 23,1°C).

          A ventania destelhou o salão paroquial e mais quatro quartos no local
Foto: Patrick Marques

Outro destelhamento ocorreu na Avenida Coronel Teixeira, no sentido bairro-Centro. Segundo o administrador de empresas Carlos Martins, 62, o telhado do terceiro andar de uma residência em fase de acabamento desabou próximo a uma parada de ônibus e atingiu um veículo, modelo Strada, que passava na rua. Fios de alta tensão e pedaços de madeira também caíram no local, no entanto, não houve feridos.

                                              Foto: Patrick Marques

Na Rua São Lázaro, no bairro Santo Antonio, algumas casas ficaram sem telhado, conforme a estudante Ane Neves, de 22 anos. “Na minha rua, o vento levou o telhado de duas casas. Como a minha casa fica no alto, a gente pode ver as telhas voando”, comentou.

Conforme a Defesa Civil do município, foram registrados quatro destelhamentos de casas, nos bairros Petrópolis, Parque Dez, Alvorada 2 e Jorge Teixeira.

Interrupções na energia elétrica

O temporal também causou interrupções no fornecimento de energia elétrica. Em nota, a Eletrobras Distribuição Amazonas informou que, com a intensidade de raios, houve o desligamento de 12 alimentadores, que atingiu alguns pontos da cidade como Armando Mendes, Dom Pedro, Alvorada, Educandos, Redenção, Distrito Industrial, BR-174, Centro, Adrianópolis, Cachoeirinha, Colônia Oliveira Machado, Aleixo, Japiim. Do total de 12 alimentadores afetados, conforme a concessionária, cinco já foram reestabelecidos.

Ainda em nota, a Eletrobras Distribuição Amazonas justifica que árvores e objetos atingiram as redes elétricas, causando danos ao sistema e também provocando desligamentos. Equipes de manutenção da empresa foram acionadas para reestabelecer o fornecimento de energia nas áreas o mais rápido possível.

Texto: Patrick Marques e Manuella Barros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *