Home / Amazonas / 11º Fórum de Governadores da Amazônia Legal em Manaus

11º Fórum de Governadores da Amazônia Legal em Manaus

11742699_905848266168645_4808230177810160948_n

Iniciou em Manaus, na manhã desta sexta-feira (24) com a presença de chefes do Executivo Estadual e ministros de Assuntos Estratégicos e Meio Ambiente no

Centro de Convenções Vasco Vasques, Avenida Constantino Nery, 4455, Flores, zona centro-sul de Manaus

O Furum reuniu na capital do Amazonas os chefes do Executivo dos Estados que fazem parte da região. No evento, os governadores discutiram temas comuns aos Estados amazônicos nas áreas ambiental, tributária, de desenvolvimento econômico, saúde e educação. Participou também do evento, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o ministro chefe de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.

A abertura do evento foi às 9h, com a palavra do governador do Amazonas, José Melo, e dos demais chefes de executivos e o ministro Mangabeira Unger. Compareceram os governadores do Acre, Sebastião Viana; do Maranhão, Flávio Dino; do Mato Grosso, Pedro Taques; do Pará, Simão Jatene; de Rondônia, Confúcio Moura; de Tocantins, Marcelo Miranda; a governadora de Roraima, Suely Campos, e o vice-governador do Amapá, Papaléo Paes. Também participaram do Fórum, a presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Lúcia de Oliveira Falcón, e senadores e deputados estaduais e federais.

Entre os temas discutidos estão entraves logísticos, acesso a novos financiamentos, iniciativas potencialmente produtivas na região e pacto federativo. Na área de Meio Ambiente, foram discutidas estratégias ambientais para redução de emissões de gases de efeito estufa e degradação florestal e assinado o marco regulatório do REED (Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal).

A programação do 11º Fórum de Governadores da Amazônia Legal segue até às 15h30, com a assinatura da Carta de Manaus, documento com propostas e encaminhamentos para os temas discutidos e que será compartilhado entre os Estados da região e o Governo Federal

melo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *