Home / Capa / SOLDADOS DA BORRACHA DE HUMAITÁ ADEREM ABAIXO ASSINADO

SOLDADOS DA BORRACHA DE HUMAITÁ ADEREM ABAIXO ASSINADO

SOLDADOS DA BORRACHA DE HUMAITÁ ADEREM ABAIXO ASSINADO

 A diretoria do Sindicato dos Seringueiros e Soldados da Borracha (SINDSBOR) divulgou resultados da mobilização em torno da coleta de assinaturas objetivando fortalecer as ações em trâmite na Justiça em prol da categoria.

Segundo consta nos relatos,‘os dias 25 e 26 de novembro passado, inusitadamente, foram de um intenso vai e vem na cidade de Humaitá, no Amazonas. Na ocasião, a Diretoria dos Seringueiros e Soldados da Borracha realizou naquela cidade, importante abaixo-assinado em defesa da categoria’.

Centenas de soldados da borracha participaram do evento assinando o documento, além das viúvas e familiares. Nos dois dias de trabalho, segundo os coordenadores, ‘os doentes e inválidos pediram socorro’, uma vez que parte deles nunca havia recebido a Pensão Vitalícia de dois salários mínimos cujo direito é assegurado pela Constituição Federal de 1988’.

A pensão é um direito assegurado para os trabalhadores que foram recrutados, ou aos que atenderam ao chamado do governo de Getúlio Dorneles Vargas para participarem da ‘Batalha da Borracha’ no inicio dos anos 40, no século passado.

Durante o decorrer dos trabalhos mais de 150 assinaturas foram colhidas, além de uma reunião de caráter informativo realizada entre todos os representantes da categoria. Na oportunidade, ‘foram alertados sobre o perigo que sofrem e os cuidados que muitas famílias devem ter quanto à atuação de advogados considerados corruptos que se dizem membros de Associações e Sindicatos usando o nome de representantes da classe’.

– Na verdade, esse pessoal atua, simplesmente, em benefício próprio, falsificando assinaturas, vendendo ilusões e para tal fim cobrando dinheiro dos familiares dos soldados da borracha, diz o relato divulgado pelo SINDSBOR.

As assinaturas irão fortalecer a categoria nas ações em trâmite no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília – e nos Estados federados – em favor dos soldados da borracha. O encontro de Humaitá foi realizado no espaço da ‘XEXELÂNDIA’, antigo clube de entretenimento e lazer da cidade cujo proprietário (XEXÉU), engajou-se à luta dos soldados da borracha. Inclusive, divulgado a programação na região.

De acordo com o Vice-Presidente do SINDSBOR, George Telles, ‘o documento de Humaitá, como o dos demais Estados federados, objetiva fortalecer as ações empreendidas pela entidade, dentro e fora do país, como também, cobrar celeridade à ação de Indenização da categoria que tramita no STJ, em Brasília’.

Fonte: NewsRondônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *