Noticias Do Sul Do Amazonas

Reunião deve definir retomada de transplantes de rim, em Manaus

Manaus – O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias, afirmou que uma reunião, marcada para esta sexta-feira (17), deve definir a data de retomada dos transplantes de rim, suspensos desde março deste ano, de acordo com a coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Leny Passos. Os transplantes de fígado também não estão sendo realizados.

Os motivos da suspensão apontados por Passos são a negociação de contrato entre a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) e o Hospital Santa Júlia, única unidade hospitalar credenciada junto ao Ministério da Saúde (MS) para realizar transplantes de rim, e também a renovação de contrato com a equipe do Centro de Hepatologia, de São Paulo, que realiza transplantes de fígado.

O secretário-executivo adjunto de Atenção Especializada da capital, da Susam, Wagner Willian de Souza, informou que a suspensão dos procedimentos no Hospital Santa Júlia teve como causa a ausência de documentos necessários para que a unidade privada de saúde possa receber o repasse de recursos públicos. “Foi preciso ingressar com um pedido de autorização na Justiça devido à falta de algumas certidões”, disse.

O diretor do Santa Júlia, Edson Sarkis, afirmou que os transplantes estão suspensos “há mais tempo”. “A documentação está ‘ok’, o Ministério Público do Estado, inclusive, já autorizou a Susam a repassar o dinheiro, o problema é falta de pagamento”, disse.

Na tarde desta quinta-feira (16), o secretário  Pedro Elias confirmou que, devido à falta de algumas certidões por parte do hospital, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) teve que conseguir um parecer autorizando os repasses ao Santa Júlia.

“Hoje (ontem), foram liberados mais de R$ 2 milhões para o hospital, referentes aos transplantes e demais procedimentos que são feitos lá e, amanhã (hoje), pretendemos nos reunir com a direção para definirmos uma data para o retorno dos transplantes”, destacou.

Entre os serviços relacionados a transplantes renais, apenas o ambulatório de pré e pós-transplante está em funcionamento no Hospital Santa Júlia, conforme  Leny Passos.

Com a suspensão dos transplantes de rim e fígado, o Amazonas vem ofertando, atualmente, somente transplantes de córnea. Os procedimentos deste gênero são realizados em clínicas conveniadas junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), com material fornecido pelo Banco de Olhos.

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.