Home / Capa / ACORDO ENTRE AMAZONAS E RONDÔNIA PONTENCIALIZARÁ SAÚDE NO SUL DO AMAZONAS

ACORDO ENTRE AMAZONAS E RONDÔNIA PONTENCIALIZARÁ SAÚDE NO SUL DO AMAZONAS

 

Amazonas e Rondônia sempre estiveram “unidos”, mas queremos especificamente falar da assistência em saúde. Humaitá e os demais municípios do Sul do Amazonas sempre dependeram em específicas situações em saúde do estado de Rondônia, que sempre esteve de braços abertos a nos ajudar. Porém ao longo desses muitos anos, não se teve oficialmente uma pactuação entre as esferas governamentais afim de potencializar esse elo, que só visa melhorias, para ambas federações.

A falta de medida para viabilizar essa parceria, levou a gestão em saúde do referido Estado romper os atendimentos que vinham sendo executados

Com uma visão de gestão compromissada com a melhor qualidade na prestação dos serviços o prefeito Herivaneo Seixas determinou que a Secretaria de Saúde de Humaitá estabelecesse essa parceria porém de forma oficial e contundente.

Partindo desta ordem nosso secretário de Saúde Cleomar Scandolara, teve uma agenda e tanto.

Na tarde desta terça-feira (13/03) o chefe da pasta de saúde esteve em reunião com o Dr. Williames Pimentel, Secretário de Estado da Saúde em Rondônia, que na oportunidade disse “Nosso Estado, sempre prestou atendimento a população Humaitaense e demais municípios e fazemos isso com muito zelo, porém é justo e faz-se necessário , que essa parceria seja uma via de mão dupla, uma vez que o Amazonas em sua capital Manaus, tem algumas especialidades em atendimentos que ainda não temos aqui em Rondônia, então , precisamos firmar essa parceria , afim de que fique bom para ambas as partes“. Dr.Pimentel disse ainda que, essa é a melhor maneira de viabilizar essa parceira que assim se torna justa.
Ainda de acordo com o secretário de Estado, os atendimentos feitos em pacientes da região Sul do Amazonas , geram aos cofres públicos de Rondônia, uma demanda financeira de pouco mais de dois milhões anualmente.
Na oportunidade o secretário Cleomar, propôs a pactuacão inter-estadual, afim de firmar a parceria.

Essa agenda vai além daqui, pois a medida que beneficiará ambas as partes, já é vista com bons olhos pela gestão do governador do Amazonas, Amazonino Mendes, que já tem demandado medidas favoráveis a melhor prestação dos serviços de Saúde para região Sul do Amazonas.

Em diálogo com nossa produção o secretário Scandolara disse que: “Esta visita a gestão de Saúde do Estado de Rondônia vem coroar a parceria feita entre a gestão municipal na pessoa do prefeito Herivaneo e também a equipe de gestão da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas que tem sido uma grande parceira e que inclusive, já deu possitividade para a pactuação inter- estadual, eu saio da reunião com o secretário Dr. Williames Pimentel muito satisfeito, porque não só estamos restabelecendo os atendimentos dos pacientes que já estão em andamento, como a medida irá proporcionar ainda mais melhorias, a nossa população de Humaitá e demais vizinhos“.

Em um harmonioso abraço os secretários confirmaram o restabelecimento no atendimento aos pacientes do Estado do Amazonas na capital Rondoniense, Porto Velho.

E caminha as articulações para a criação da minuta da pactuação inter-estadual, que deverá ser assinada pelos devidos representantes das instituições e líderes das esferas governamentais no dia 15 de Maio de 2018 em Humaitá, data que a cidade polo em saúde irá comemora 149 anos, o que deverá ser, um marco histórico de pacto firmado entre os estados cooirmãos.

Segue a Luta por uma gestão humanizada e saúde a cada dia melhor!

#PactuaçãoInterEstadual
#AM
#RO
#Humaitádetodosnós

Fonte:
Comunicação SEMSA💬👀

One comment

  1. Parabéns pela iniciativa do município de Humaitá de formalizar essa grande parceria que ao longo dos anos tem sido especial para a população do sul do Amazonas, Rondônia merece a. Nossa gratidão ,obrigado secretaria. De saúde de. rondonia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *